sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eutonia e consciência corporal

Há várias formas de conseguirmos consciência corporal. Seja através do pilates (amo!), do yoga  ou das artes maciais. A novidade é que , agora, podemos conseguir obter a tal consciência corporal com a eutonia. O estímulo sensorial é um dos pilares da eutonia, palavra que vem do grego e do latim e significa "tensão em equilíbrio". Por meio de toques do eutonista (o instrutor) ou do próprio aluno e com o apoio de apetrechos diversos, como bolinhas de massagem, bambus e massa de modelar, a modalidade tem o objetivo de treinar a percepção corporal. Assim, quem anda por aí curvado ou de ombros caídos e nem se dá conta da má postura, muito menos dos males que isso pode gerar, começa a se endireitar e colher benefícios. Esse uso da bola bem parece com o pilates. É ótimo para, além da consciência corporal, conseguirmos elasticidade e força muscular.


Segundo a eutonista Miriam Dascal, além de melhorar a respiração, a pessoa amplia suas possibilidades. Passa, por exemplo, a se sentir mais segura e autoconfiante. Não por acaso, a prática é considerada eficaz contra a timidez e questões psicossomáticas. Até por isso, ganhou bastante popularidade entre atores, bailarinos e gente das artes em geral. Uma diferença importante dessa prática em relação às outras atividades físicas é que nada no processo é mecânico ou automático.  o método pode ser adotado por gestantes e pessoas de todas as idades. Os efeitos geralmente aparecem com 3 meses. Quer relaxar? Faz eutonia! Eu estou louca para testar, adoro essas "coisas" relaxantes" \o/ Mas, ainda, não sei um lugar aqui em Salvador que realize essa terapia corporal. =/ Tem um vídeo bem legal mostrando a eutonia.



Mais detalhes aqui no M de Mulher. Alguém já conhecia?

Beijinhos,

Tacy

2 comentários

  1. Oi linda fiz uma lista de divulgação lá no blog de blogs daqui de salvador-bahia, e coloquei o seu na lista, espero que goste da ideia. E que também visite os outros blogs da lista!
    Vamos unir as blogueiras baianas que tal? Rs
    Bom parabéns pelo blog já estou seguindo aqui! Bjus
    http://www.adoraveisvicios.com/2013/04/1-lista-de-divulgacao-de-blogs-baianos.html

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall