segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como limpar a escova de dente!

Eu como futura profissional de saúde e estudante de Odontologia estou preparando alguns posts sobre saúde e, principalmente, sobre saúde bucal! Tudo isso de uma forma leve, descontraída e sem linguagem científica! Hahahaha. Para começar, resolvi compartilhar esse post da Associação Brasileira de Odontologia - Sessão Bahia sobre como limpar suas escovas de dentes e proteger, dessa forma, a boca contra eventuais fungos e bactérias (microrganismos responsáveis por causar cárie, mau hálito, gengivite etc).


A escova de dente é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente. Isso porque o instrumento se torna o ambiente ideal para que bactérias, fungos e vírus proliferem. Guardar a escova dentro do armário não é o mais indicado, assim como gavetas, que são lugares quentes e úmidos. O ideal é optar por suportes abertos, em locais secos e ventilados. Os protetores de cabeça de plástico que acompanham algumas escovas também são recomendados apenas para levar a escova na bolsa ou em viagens.
Higiene bucal livre de bactérias
- Antes de escovar os dentes, lave as mãos com água e sabão.
- Faça um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos e diminuir a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior.
- Se houver restos de alimento presos entre os dentes, remova-os antes da escovação com o auxílio do fio dental e de escovas interdentais.
- Use sempre creme dental, que já elimina 25% dos micro-organismos.
- Lave a escova com água corrente e não use os dedos.
- Remova o excesso de água.
- Borrife antisséptico bucal na cabeça da escova
- Evite encostar uma escova na outra.
- Antes da próxima escovação, lave a escova e enxague em água corrente para a remoção dos resíduos do antisséptico e dos micro-organismos eliminados.
Higiene bucal livre de bactérias- Antes de escovar os dentes, lave as mãos com água e sabão.- Faça um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos e diminuir a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior.- Se houver restos de alimento presos entre os dentes, remova-os antes da escovação com o auxílio do fio dental e de escovas interdentais.- Use sempre creme dental, que já elimina 25% dos micro-organismos.- Lave a escova com água corrente e não use os dedos.- Remova o excesso de água.- Borrife antisséptico bucal na cabeça da escova- Evite encostar uma escova na outra.- Antes da próxima escovação, lave a escova e enxague em água corrente para a remoção dos resíduos do antisséptico e dos micro-organismos eliminados.

Como falei, lá em cima, esse post foi feito pela ABO - Bahia. Espero que vocês tenham gostado das dicas tanto quanto eu!

Beijnhos,

Tacy.

6 comentários

  1. Bem legal as suas dicas, geralmente n ligamos mto p higiene da escova e nem para o tempo de troca mas, td relacionado à saúde é de extrema importância.

    http://www.gestaopink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Nadia Santana Oi, nadia. Obrigada. Fico muito feliz que tenha gostado da dica. beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Nunca limpei a escova com antisséptico bucal! Ótima dica ;)

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica flor, esse é o tipo de coisa que o pessoal não se fala muito sobre, mas que faz toda a diferença.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  5. @It girls Que bom que gostou. Fico feliz com isso.

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall