sábado, 13 de julho de 2013

Começando o intercâmbio...

Meninas, eu falei neste post aqui que me ausentei, porque estava desesperada devido a algumas escolhas que deveria fazer e que mudaria minha vida. Pois é, o momento de falar a respeito chegou! \o/ Naquele fim de semana eu precisei escolher em mudar meu  país de intercâmbio! E vejam vocês como não foi meu desespero, afinal teria de escolher desistir de Portugal e escolher uma país de língua inglesa, francesa, italiana ou alemã.

Pois... Eu sou uma das alunas, desse Brasil de meu Deus, que se inscreveu no programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Como eu não tinha proficiência (fluência) em língua alguma a não ser meu Português mesmo, me inscrevi para Portugal. O número de inscritos para lá foi absurdamente maior que a quantidade de vagas, de bolsas para todos os países, no tal edital que me inscrevi.


E era preciso realocar estudantes para outros países, porque os outros países não poderiam ficar esquecidos né? Não vou entrar em detalhes nessa parte, porque se não o post ficará chato, documentado e burocrático. Eu fui uma, dos milhares de estudantes, que recebeu email da CAPES (órgão responsável pelo intercambio) para trocar de país.

Imaginem agora meu desespero? 1) Estava quase desistindo do intercâmbio, porque mudar de país significaria fazer um curso de imersão de idioma + intercâmbio na faculdade. No total, 18 meses (1 ano e meio fora). Isso atrasaria demais minha formatura. E atrasará já que optei por fazer o intercâmbio. Pois é.... Depois que me decidi (conversei com vários estudantes que também receberam o email) meu desespero aumentou por causa da escolha do país! 2)Dentre uma variedade de países (exclui logo os países de língua não inglesa: França, Itália e Alemanha), fiquei numa dúvida cruel se iria para o Canadá ou para o Reino Unido (eliminei EUA, Austrália, Irlanda)... Pois é... Foram horas de total tensão e desespero. 


Qualquer um desses países possui, pelo menos, uma Universidade referência mundial em Odontologia.  Mas Canadá eu sempre conhecia como referência em pesquisa e inovação em Medicina e Odonto, entretanto Reino Unido tem as Universidades de Oxford e Cambridge, além do sotaque inglês britânico ser muito mais bonito que o americano (eu acho!). E, além de tudo, o Reino Unido fica na Europa, poderia viajar e conhecer França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Holanda (I love Amsterdã).... Só que o Canadá é referência em intercâmbio. Há uma política de imigração lá e o povo além de muito hospitaleiro vive com segurança, além do país ser referência em segurança, educação saúde. Isso será de uma riqueza para mim e para minha formação.

Pesquisei acho que tudo sobre o Reino Unido e sobre o Canadá... Queria ir para os 2 lugares, mas só podia escolher um... O que pesou minha escolha foi o curso mesmo (claro né? Esse é o foco do intercâmbio)! O Canadá possui uma Odontologia Preventiva (como aqui no Brasil) e os países europeus, exceção da Alemanha, possuem uma Odontologia Curativa. Então............ Optei por Canadá. #TacyanneVaiDeFrioEDeNeve. A Europa ficará para depois.

Só quero dizer que, hoje, e só hoje, estou falando sobre isso, porque, ontem, chegou o meu aceite (a carta que me dá certeza de que viajarei mesmo e aonde estudarei). A minha felicidade foi no céu! Nós próximos posts falarei como funciona todo o processo, ok?

Beijinhos, 

Tacy.

Canadá, aqui vou eu!!!!

8 comentários

  1. Que emoooção, sonho em sair do país fazer intercambio, é tudo de bom!!
    Aproveite!!

    Beijos,
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meninaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que coisa boa!
    Feliz por vc. Morro de vontade de visitar o Canadá!!!!
    Boa sorte viu?
    E não nos deixem sem noticias.
    beijoooos

    Blog da Mini Cutxi
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  3. @Ana Raquel Vieira Obrigada, lindaaaaaaaaaaa! Pode deixar que essa será uma tag atualizada aqui do blog. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi flor e muito bom viajar e fazer um intercambio e maravilhoso!!! Eu fiz e amei, aproveitei muito mesmo.Beijos e felicidades

    http://meninaseletiva.blogspot.com.br/2013/07/positividade.html

    ResponderExcluir
  5. Feliz escolha. A não ser que vc não goste de inglês..
    Acredito que será muito mais proveitoso se vc for pra outro lugar que não fale português.. apesar de ser um pouco diferente, é a nossa língua e com certeza vc iria aprender muitas coisas, mas não voltaria com um idioma novo na bagagem, e sim várias expressões de uma mesma língua.
    Qual cidade do Canada? Vale a pena tirar o visto americano e curtir uns dias na terra do tio San.. seja em NY ou na California, depende de que lado vc vai morar. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  6. @Juliana Juli, obrigada!!! Vc disse tudo! Eu não voltaria com outra língua na bagagem se fosse pra Portugal. Hahahah. Que bom que mudei. Vou morar em Toronto!!!! :D Sim, irei conhecer a terra do tio Sam. Já está na lista de viagens! Hahahhaha. beijos

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall