terça-feira, 21 de julho de 2015

[Intercâmbio] Minhas aulas na universidade - Parte 1

Oi, gente.

Quem acompanha o Radar sabe que eu fui para Toronto, através do CsF, para fazer intercâmbio. Meu intercâmbio foi de 16 meses (minhas aulas começaram em setembro de 2013 e terminaram em dezembro de 2014). O intercâmbio me permitiu ter experiência acadêmica em uma universidade canadense e isso foi incrível visto que o Canadá é conhecido como um país referência em educação e eu sempre quis estudar lá. Foi um sonho realizado. Estudei dois períodos na York University (Summer e Fall/Winter). As universidades canadenses funcionam assim: lá, o ano acadêmico começa, oficialmente, em setembro (fall) e não são dois semestres por ano (como no Brasil). Na verdade, são 3 períodos no ano: fall (setembro - dezembro), winter (janeiro - abril) e summer (maio - agosto). Não existem férias marcadas como no Brasil. Os estudantes são livres para decidirem quando querem ter suas férias, mas a maioria deles decidem por ter férias durante o verão (summer). 





Este post ficou muuuuuito grande, então o dividi em duas partes! ;)

Minha primeira experiência foi durante o summer (verão) e foi meio que "decepcionante". Vou explicar o porquê. Primeiro, porque tinham poucos alunos na faculdade (a maioria resolveu tirar férias) e, segundo, porque eu achava as universidades do Brasil (pelo menos eu tenho experiência com 2 universidades públicas federais) com o ensino mais rigoroso e mais puxado. Vocês me entendem? Lógico que isso não faz a universidade ruim e muito menos forma profissionais ruins, mas acho que é porque eu estava mais acostumada aos rigores e tradicionalismos do Brasil mesmo. Hehehehe. Entretanto, a qualidade do ensino não é baixa por isso. Alunos que querem aprender e passar, têm que correr muito atrás e estudar hard apesar de, no Canadá, os estudantes serem mais livres: alguns deles repetirem por falta (o que acontece no Brasil também) e a carga horária semanal de aulas ser muito baixa (pelo menos para nós intercambistas), de apenas 12/15 horas semanais. 



Minha segunda experiência foi durante o fall (outono) e foi aí que eu conheci como é uma universidade canadense de verdade. Gente, eu falei lá cima que esse é o período de inicio do calendário acadêmico né? E os canadenses levam isso muito a sério! No fall é completamente diferente do summer: tudo é mais difícil. Os professores são mais exigentes com os trabalhos (tem que ter um grau alto e tudo referenciado), as provas têm um nível muito mais difícil e a exigência de participação do aluno é muito maior. Ninguém é obrigado a ficar em sala de aula, mas existem minitestes e quizzes semanais, fóruns para participar e te garanto que é tudo mais hard. Se no verão a vida foi fácil, no outono a vida foi bem difícil viu?! Foi ralação! Mesmo com 12h semanais.



Isso me faz refletir que no Brasil estudamos como escravos, pois na maior parte do meu curso, por exemplo, eu estou INTEGRALMENTE em minha faculdade e preciso, ainda, dar contas dos estudos, trabalhos da universidade e afazeres de casa. Isso me fez pensar incansavelmente o porquê o Canadá ser o lugar referência, já que, no meu ver, seria tudo muito mais fácil. O que eu consegui compreender dessa situação toda foi que o resultado desse sucesso e referência vem da cultura da valorização do tudo. TODAS as áreas, no Canadá, são valorizadas e a ciência, especialmente, é de grande referência para o mundo. E sabe o que é isso? Investimento. Tecnologia e investimento no conhecimento, sem pena. Coisa que é dificil encontrarmos no Brasil, pois grandes pesquisas/laboratórios têm dificuldade de encontrar um patrocinador, sem falar na cultura de produção para publicação e não para desafios. But, nem tudo é ruim aqui no Brasil, pois mesmo "aos trancos e barrancos", a gente forma profissionais incríveis, muito bem capacitados e, em questão de área da saúde, já ouvi dizer que o Brasil forma profissionais com mais experiência prática do que lá fora na gringa


Outra diferença que percebi é a questão do plágio e propriedade intelectual. No Canadá, plágio é uma coisa muito séria. É crime e a pessoa pode ser expulsa da universidade (o que pode comprometer seu futuro acadêmico/científico, caso a pessoa siga pro mestrado, doutorado, pós-doc).  

No próximo post, eu conto outros detalhes sobre nota, modelo de aula/avaliação etc.

Beijinhos,

Tacy.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall